quarta-feira, 29 de julho de 2009
O nosso cartão...
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Sempre que vem o verão lembro-me de...VERÃO AZUL
A série roda à volta de um grupo de amigos, que se junta durante umas férias na praia de Nerja, província de Málaga, na costa sul da Espanha.
Muitas vezes, eles resolvem mistérios complicados.
A série também aborda temas como a adolescência, a ecologia, o namoro, a diferença de gerações, o álcool, as drogas e o tabaco.
Os actores são adolescentes como TU.
As aventuras deste grupo composto por cinco rapazes e duas raparigas de diferentes idades e dois adultos: um pintor e um marinheiro aposentado.
Em Espanha a série rompeu com os padrões de televisão, falando abertamente questões delicadas como o divórcio ou a novela, liberdades, o direito de protestar, a especulação imobiliária, o ambiente ou conflitos geracionais, entre outros.
A banda sonora é memorável.
Espero que o teu verão tenha um pouco deste sentimento de Verão Azul.
Diverte-te com o vídeo e a canção da série.
Eis o resultado do nosso "concurso"...
segunda-feira, 13 de julho de 2009
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Concurso de Fotografia - AS MINHAS FLORES
quarta-feira, 8 de julho de 2009
terça-feira, 7 de julho de 2009
Sugestões de leitura II
James e os seus colegas infiltram-se num culto australiano, Os Sobreviventes, depois de descobrirem indícios de uma potencial ligação ao grupo terrorista Ajudem a Terra. O quartel-general do culto está completamente isolado no deserto australiano, a vários quilómetros da cidade mais próxima. É a missão mais difícil até ao momento, porque James será obrigado a obedecer às rígidas regras por que o culto é famoso e resistir às técnicas de lavagem cerebral que usa para cativar os seus seguidores. Desta vez, James não só terá de combater terroristas, mas também lutar para preservar a sua própria sanidade.
Uma aventura na Amazónia, Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães
Vai realizar-se em Manaus um congresso médico e a agência de viagens onde trabalha a mãe das gémeas é que está a organizar o evento. Por isso, a Teresa, a Luísa e o Pedro vão poder acompanhar as respectivas mães à Amazónia! Será que o Chico e o João desta vez ficam em casa? Ou vão poder desfrutar todos juntos do esplendor da maior (e mais fantástica!) floresta do mundo? Uma aventura grandiosíssima no lugar mágico do encontro das águas, com botos, sucuris, pirarucús e uacaris à mistura!
A grande batalha, André Amaral
Titania tem vida novamente. Kelmar, um poderoso feiticeiro, fugiu da sua prisão e refugiou-se no antigo palácio. Tendo sido preso por ter tentado roubar o Talismã do Poder, não vê outra hipótese senão mudar de estratégia. A Máscara Dourada. O guerreiro predestinado a combater o feiticeiro, Kai, viu a sua vida mudar subitamente quando foi enviado por uma entidade superior ao encontro da Fénix. Esta explica-lhe tudo sobre a sua missão, como derrotar o feiticeiro e trazer novamente equilíbrio ao continente. Kai depara-se
com criaturas que estão, como ele, envolvidas na missão de salvar o mundo. Uma duende e um centauro. Os três viajam por uma grande parte do mundo conhecido, através da floresta negra das bruxas de Kor, através do mar Bravo, infestado de Piratas. Chegando ao Ragnarok, têm que ultrapassar difíceis provas para tentarem chegar à Máscara antes de Kelmar, e tentar derrotá-lo. Mas nem tudo é o que parece. A Demanda em que foram envolvidos foi uma bem orquestrada conspiração. Além de que o Senhor dos Dragões voltou a este mundo, prometendo espalhar a destruição e juntar-se à nova ameaça ao continente… Tudo parece perdido…Será que conseguirão os três guerreiros da profecia derrotar Kelmar?Conseguirão salvar o mundo em guerra e sobreviver à nova Guerra dos Deuses?
Eu sou o máximo, Rose Wilkins
Divertido, inteligente e recheado de “mexericos cor-de-rosa” e de glamour. Um livro delicioso do princípio ao fim, dirigido às leitoras adolescentes e não só.
domingo, 5 de julho de 2009
Sugestões de leitura I
Livro com Cheiro a Canela, Alice Vieira
Perfumadas com um delicioso cheiro a canela e maravilhosamente ilustradas, cada uma destas pequenas histórias irá proporcionar momentos inesquecíveis de leitura, aprendizagem e troca de experiências. Descobre para que serve um dicionário e o que acontece aos adjectivos quando lhes damos muito uso! O Cheiro a Canela servirá de moldura aromática à prosa incomparável de Alice Vieira, que, nestes contos didácticos, vai conduzir as crianças no caminho da leitura, apresentando-lhes vocabulário, jogando com as palavras e brincando com a gramática e a acentuação.
A Charada da Bicharada, Alice Vieira
Alice Vieira leva as crianças a conhecer um mundo mágico, em que cada página encerra um enigma e esconde um habitante do reino da bicharada. Depois de ler cada um dos textos, a criança é convidada a descobrir os animais que se escondem nas imagens. Cada charada abre a porta para um mundo cheio de cores e fantasia, sempre com um ou mais animais à espreita.
O Livro da Malvadez, Ian Whybrow
O Pequeno Lobo porta-se bem de mais para lobo. Os pais estão preocupados e querem, como manda o código dos lobos, que ele se transforme num verdadeiro monstro de maldade. Assim, mandam-no, contra a sua vontade, para o Colégio das Manhas, de que é Director o tio Mauzão, para aprender as 9 Regras da Malvadez. Numa linguagem espontânea e cheia de humor, o Pequeno Lobo relata todos os dias as peripécias do seu caminho em direcção à Escola e as suas impressões sobre as aulas, a matéria, o tio e os novos companheiros que acaba por descobrir. Um livro original e ternurento, cheio de episódios hilariantes, que pode ser lido por todos os membros da família.
Amanhã haverá outras sugestões ainda mais saborosas e interessantes :)
sábado, 4 de julho de 2009
LER DEVIA SER PROIBIDO!?!??
Mensagem de uma campanha de promoção à leitura... interessante!
Bibliotecas escolares e Web 2.0
"A tecnologia introduziu profundas mudanças na nossa vida quotidiana. A maneira como comunicamos, como aprendemos e como nos divertimos assume hoje formas com as quais há muito pouco tempo ninguém se atreveria a sonhar. Contudo, a escola, salvo raras excepções e experiências singulares, fruto de um ou outro impulso tecnológico externo a ela, tem tido muita dificuldade em adaptar-se a estas extraordinárias transformações na sociedade, e continua a desenvolver-se num ambiente de aprendizagem que pouco mudou desde há 200 anos. No acto de ensinar e aprender predomina ainda o material impresso, os alunos continuam a ser vistos fundamentalmente como simples consumidores de informação e são avaliados em função disso, e a própria disposição espaço e do mobiliário da sala de aula deixaria muito confortável um professor do século XIX."
"Lavar a cara"
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Encontro aLeR+ 2009
3 e 4 de Julho
Centro Cultural de Belém
O encontro aLeR+ 2009, organizado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), irá decorrer nos dias 3 e 4 de Julho, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Este encontro tem como objectivo divulgar as actividades desenvolvidas durante este ano lectivo nos estabelecimentos de ensino e anunciar as escolas que vão integrar o Projecto aLeR+ no próximo ano lectivo.
"O encontro aLeR+ constitui-se como um balanço do primeiro ano de trabalho com as equipas que desenvolveram o projecto e com elementos do projecto Reading Connects, que também estarão presentes.
O projecto foi lançando, em Junho de 2008, em 33 escolas com práticas já reconhecidas da promoção da leitura e com uma abrangência a nível nacional.
É uma iniciativa do PNL e da Rede de Bibliotecas Escolas destinada a apoiar as escolas que pretendem desenvolver um ambiente integral de leitura, numa parceria com o National Literacy Trust e o Reading Connects Project.
O alargamento do projecto será realizado de forma gradual, permitindo o crescimento sustentado da rede aLeR+.
Assim, neste encontro serão anunciadas as 30 escolas que irão integrar o projecto aLeR+ no ano lectivo 2009/2010.
O programa do encontro prevê o lançamento do filme aLeR+ e dá especial destaque à divulgação de projectos por parte das escolas que integraram o projecto, abordando os seguintes temas: uma estratégia para toda a escola, a promoção da leitura, biblioteca escolar, eventos e grupos de leitura e envolvimento da família.
Este evento conta com a participação de Chris Lamb e de Louise Kanolik, do projecto Reading Connects."
Para mais informações consultar o programa.
Fonte: Ministério da Educação