sábado, 4 de julho de 2009

Bibliotecas escolares e Web 2.0

"A tecnologia introduziu profundas mudanças na nossa vida quotidiana. A maneira como comunicamos, como aprendemos e como nos divertimos assume hoje formas com as quais há muito pouco tempo ninguém se atreveria a sonhar. Contudo, a escola, salvo raras excepções e experiências singulares, fruto de um ou outro impulso tecnológico externo a ela, tem tido muita dificuldade em adaptar-se a estas extraordinárias transformações na sociedade, e continua a desenvolver-se num ambiente de aprendizagem que pouco mudou desde há 200 anos. No acto de ensinar e aprender predomina ainda o material impresso, os alunos continuam a ser vistos fundamentalmente como simples consumidores de informação e são avaliados em função disso, e a própria disposição espaço e do mobiliário da sala de aula deixaria muito confortável um professor do século XIX."


Carlos Pinheiro, Coordenador Interconcelhio da RBE, reflecte, num artigo lançado na Newsletter nº5 da RBE,sobre a relação entre ensino, mudança tecnológica e insere neste contexto, como é óbvio a biblioteca. Terá esta também de mudar para uma versão de Biblioteca Escolar 2.0? Eis a resposta:

"Será essencial que as bibliotecas escolares se transformem em bibliotecas 2.0? Como vimos, o verdadeiro desafio será o de deixar de ver as bibliotecas como centros de disponibilização de recursos e torná-las verdadeiros centros de conhecimento, ao serviço da aprendizagem e do currículo. E este não é um desafio tecnológico, mas sim um desafio pedagógico e organizacional."

Artigo completo aqui.


0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Enviar um comentário